A Em Cantos do Café Especial promove passeios pelas mais belas paisagens de Minas e pela produção e conhecimento dos cafés especiais.

Siga-nos!
GO UP

Em cantos do café especial

curiosidades sobre o café

16 curiosidades sobre o café

O que realmente sabemos sobre café? Queremos compartilhar nosso conhecimento sobre os fatos mais interessantes do mundo sobre esta bebida. Há pessoas que não podem começar o dia sem uma xícara acabado de fazer. Eles amam tanto um café especial que às vezes se descrevem como viciados nessa bebida. E nós entendemos isso muito bem. No entanto, beber suas xícaras diárias não é necessariamente um mau hábito. Pelo contrário, mostrou-se saudável, dizem os cientistas.

Seu café da manhã diário é mais do que apenas um impulso de energia. Também foi demonstrado que nos protege de diabetes tipo 2 e doenças hepáticas e reduz o risco de insuficiência cardíaca. Além do efeito que tem na nossa saúde, aqui estão alguns dos fatos mais interessantes sobre a bebida.

A segunda maior commodity no mundo

O café é consumido em quantidades tão grandes que é a segunda commodity mais comercializada no mundo, atrás apenas do petróleo bruto. É a nossa bebida mais popular depois da água. Vale bem mais de US $100 bilhões em todo o mundo.

Foi descoberto por um pastor de cabras

Diz-se que foi descoberto por um pastor de cabras na Etiópia no século XV. Ele viu suas cabras comendo cerejas de café. Depois disso, ele notou uma mudança no comportamento delas: ganharam muita energia e não dormiram à noite. O pastor compartilhou suas ideias com monges locais. Depois de fazer sua própria bebida com grãos, eles perceberam que poderiam ficar acordados e orar a noite toda. A notícia se espalhou entre outros monges etíopes e logo depois alcançou todo o mundo civilizado.

Ajudou atletas olímpicos brasileiros

O Brasil não conseguiu enviar seus atletas a Los Angeles para as Olimpíadas de 1932, então o governo os enviou em um navio cheio de café, que foi vendido no caminho, para financiar a viagem.

Foi proibido em Meca

O café foi proibido em Meca em 1511, logo após sua primeira aparição na Etiópia. Acreditava-se que encorajava o pensamento radical e a ociosidade.

Coloque creme e mantenha seu café quente

O café fica 20% mais quente quando você adiciona creme. Você terá que perguntar a um físico sobre isso. Achamos que pode ter algo a ver com o princípio de que a água quente é melhor para fazer cubos de gelo do que a água fria quando você está com pressa para resfriar sua bebida gelada.

Divórcio por causa do café ruim

Na antiga cultura árabe, que aparentemente ainda se aplica na Arábia Saudita, uma mulher pode supostamente encontrar motivos legais (entendeu?) para o divórcio se o marido não lhe trouxer café fresco pela manhã. Nada mais justo, não é mesmo?

Expresso italiano

A palavra espresso vem do italiano e significa forçado. O espresso é feito forçando água muito quente sob alta pressão através de café compactado e finamente moído.

Sim, é uma fruta

Os grãos de café crescem em um arbusto. Eles são na verdade o núcleo de uma baga, o que a torna uma fruta. Existem dois tipos principais de grãos: amarelo e vermelho (o verde é um estágio da maturação).

Beethoven era louco por ele

Beethoven era tão apaixonado por contava 60 grãos por xícara antes de preparar sua bebida. Será que o café influencia no talento?

O mais caro é produzido a partir das fezes de gato

Kopi Luwak é o café mais caro do mundo. Nativo da Indonésia, é feito a partir dos grãos digeridos do gato civeta asiático. Em outras palavras, vem de fezes de gato. À venda por 350 euros ou mais por quilo!

Prefere um ano de café ou um iPhone X?

Os americanos gastam em média US $1.092 por ano em café. Isso é cerca de US $20 por semana. Isso também está próximo do preço do iPhone mais recente. Os jovens tendem a gastar mais com a bebida do que os mais velhos.

O Fairtrade melhora a qualidade

O Fairtrade custa mais, mas faz muito para melhorar as condições dos agricultores, e eles gastam pelo menos 25% deste Prêmio Fairtrade para aumentar a produtividade e a qualidade. Nos últimos anos, os produtos certificados Fairtrade ganharam muitos prêmios pelo mundo.

A origem da Palavra

O termo mais antigo para a bebida do café era a palavra árabe “qahwah”, que na verdade se referia a um tipo de vinho. Os turcos otomanos usavam o termo “kahve”, seguido da palavra holandesa “koffie”. O nome inglês foi derivado em 1582.

Há dois tipos

O café Arábica foi originalmente cultivado na Etiópia e na Arábia, daí o nome. Já o Canephora é originário da África Ocidental. Por ser uma planta mais resistente, ganhou o apelido de “robusta”. Contém o dobro de cafeína.

A Europa não vive sem

Segundo a Associação Internacional do Café, a Europa importa mais da bebida do que os EUA. Além disso, o Brasil é o principal país exportador.

Consumidores a granel

As quatro grandes torrefadoras de café – Kraft, P&G, Sara Lee e Nestlé – compram cerca de 50% da produção mundial.

Conclusão

Voltando no tempo, vimos que o café não é apenas uma bebida. É um meio de interação social, e tem sido por um longo tempo. As pessoas se reuniam para tomar e trocar ideias. Na América do Norte e em muitos países da Europa Ocidental, a Starbucks e outras grandes redes dominaram o mercado porque oferecem aos clientes uma experiência completa. Café e amigos, trabalho, petiscos e para viagem!

Existe uma mistura de uísque irlandês chamada Irish Coffee. Na Itália, a invenção do expresso e da máquina de expresso tornaram-no a bebida favorita dos italianos ao longo do dia. Na Grécia, há o Kafenio, que os mais velhos bebem e trocam ideias políticas, ou jogam cartas e um jogo de tabuleiro chamado Tavli.

Leave a Reply