A Em Cantos do Café Especial promove passeios pelas mais belas paisagens de Minas e pela produção e conhecimento dos cafés especiais.

Siga-nos!
GO UP

Em cantos do café especial

Dom Viçoso fica Perto de São Lourenço

O que fazer em São Lourenço (Minas Gerais)

Se você está pensando em visitar São Lourenço, no interior de Minas, mas ainda não sabe quais passeios incluir no seu planejamento, abaixo encontrará uma lista do que fazer nessa incrível cidadezinha e em seus arredores. A cidade conta com construções históricas, paisagens de tirar o fôlego, e uma deliciosa culinária típica mineira. Tudo isso a 384 quilômetros de distância de Belo Horizonte e cerca de 300 quilômetros de distância do Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM

Tal proximidade classifica o lugar como um ótimo destino para aproveitar aquele feriado prolongado, um fim de semana romântico ou as férias das crianças. Além das belas paisagens, a cidade que se localiza na Serra da Mantiqueira, também é muito conhecida por fazer parte do circuito das águas – um roteiro turístico voltado para as belezas hidrográficas do estado de Minas Gerais. Portanto, salve ou anote quais desses passeios deseja realizar nessa magnífica região!

Voo de balão

Durante os fins de semana, São Lourenço oferece uma aventura nas nuvens para os seus turistas. Isso porque os visitantes podem ver a cidade de cima de dentro de um balão. Os voos de balão acontecem bem cedo, portanto, caso queira participar da aventura, será necessário acordar junto aos primeiros raios de sol!

O balão atinge uma altura de 500 metros de altura e por cerca de uma hora é possível percorrer grande parte da cidade observando-a de cima. Como esse é um passeio muito desejado pelos turistas, o indicado é reservar uma vaga com antecedência na Flat Balonismo, a fim de evitar imprevistos na hora da diversão. 

Fazenda de café especial em Dom Viçoso

Dom Viçoso é uma charmosa cidadezinha no interior de Minas Gerais, bem próxima a São Lourenço. A sua população é de pouco mais de 3 mil habitantes e esse município é muito procurado por quem ama turismo rural e suas experiências. Então, caso você seja um fã de tranquilidade, ar puro e belas paisagens, reserve um ou dois dias do seu planejamento para visitar Dom Viçoso. Situado em um vale, as montanhas com plantações de café especial são um espetáculo da natureza.

Um passeio inesquecível é o “Em Cantos do Café Especial”, no qual você visita o Rancho São Benedito e conhece todo o processo de beneficiamento da internacionalmente premiada bebida cultivada na fazenda. Um guia especialista acompanha a visitação desde a plantação até o grão virar o café servido na xícara.

Além de terem aula de história sobre os maquinários utilizados durante o passar dos anos no beneficiamento do café, também é contada um pouco da própria história do rancho, que se mistura com a da cafeicultura brasileira. Ao término, os turistas degustam Café Especial e provam quitutes mineiros. Lembre-se de tirar fotos no Mirante que tem 1.304 metros de altitude, bem no meio da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais.

No centro de Dom Viçoso, você encontrará a bela paróquia Nossa Senhora do Rosário, e muitos mirantes para observar as inúmeras plantações de cafés especiais e três variedades de azeitonas europeias, que enfeitam a paisagem.

Centro da cidade e o famoso calçadão

Não é apenas no Rio de Janeiro que existe um calçadão famoso. No centro da cidade de São Lourenço se encontra um imenso calçadão com muitos bares, restaurantes e lanchonetes, com um excelente atendimento. Durante as noites, esse é um ótimo lugar para se distrair conversando com os amigos, enquanto prova as bebidas e os petiscos locais. Além dos bares, o calçadão também leva a várias lojas de artesanatos para que os turistas comprem suas lembrancinhas.

Voo panorâmico de avião

Já mencionamos o voo de balão como um dos incríveis passeios para se fazer em São Lourenço. Contudo, essa não é a única oportunidade de ver a cidade de cima! Portanto, caso não encontre vagas para o voo de balão, mas gostaria muito de voar pela cidade, saiba que é possível fazer um voo panorâmico de avião. Diferente do passeio de balão, o voo panorâmico dura somente 10 minutos, sendo estendido por alguns minutos a mais somente durante os períodos de recesso escolar.

Passeio de Maria Fumaça

É praticamente inaceitável visitar o interior de Minas e não andar de Maria Fumaça! Na cidade de São Lourenço é possível fazer um curto passeio de 9km, que dura cerca de meia hora. A Maria Fumaça deixa o centro da cidade para ir até a cidade vizinha chamada Soledade. Os passeios podem ser feitos de duas formas: classe turística, onde os assentos são de madeira e mais rústicos, e a classe especial, com poltronas confortáveis e um cardápio de vinhos e queijos. 

Igrejas e monumentos históricos

As cidadezinhas interioranas sempre contam com um belo acervo artístico arquitetônico, reunidos em construções coloniais, lindas igrejas antigas e capelas. Sendo assim, em São Lourenço não é diferente. Ao caminhar pelas ruas da cidade não precisa nem de muito esforço para encontrar belas construções que irão chamar a sua atenção instantaneamente.

Parque das Águas de São Lourenço

São Lourenço entrou para o circuito das águas por causa das suas famosas fontes naturais. No total são nove fontes localizadas no Parque das Águas. Os moradores locais contam histórias sobre essas águas terem propriedades terapêuticas, curando anorexia, anemia e até úlceras. Mas, caso não esteja interessado nas fontes naturais, o Parque das Águas também tem espaço de massagens, ducha escocesa e sauna seca, com o objetivo de deixar os turistas bem à vontade e relaxados.

Deixe um comentário