A Em Cantos do Café Especial promove passeios pelas mais belas paisagens de Minas e pela produção e conhecimento dos cafés especiais.

Siga-nos!
GO UP
Image Alt

Café especial

Tudo sobre esta paixão nacional
Entenda

O que é café especial

Café especial nada mais é do que o fruto maduro. São grãos cuidadosamente selecionados e processados. O Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia SCA. Ou seja, é o cafés da mais alta qualidade, com pouco ou nenhum defeito e com um caráter distintivo na xícara. Dependendo da região de cultivo, do cuidado pós-colheita e da torra, você tem cafés diferentes e deliciosos.

Saiba

Como é avaliado

As amostras são torradas na hora da prova e, depois, moídas. Primeiro, os provadores irão sentir o aroma das amostras (já moídas) e depois, com água. Em seguida, uma colher de cup (estilo uma concha) é usada para fazer a sucção da bebida. Isso acontece em todas as amostras por todos os provadores. Enquanto se prova, é necessário anotar defeitos e qualidade dessas amostras em um questionário de avaliação. Isso pode acontecer quantas vezes for necessário, para avaliação, venda e compra.

Fragrância/Aroma

Acidez

Uniformidade

Corpo

Ausência de defeitos

Finalização

Doçura

Harmonia

Sabor

Conceito final

Confira

Roda de aromas do café especial

A roda de sabores é usada para avaliar o café, é uma forma de calibrar provadores do mundo todo: